VOCÊ SABE COMO VERIFICAR SE O ACESSO DE UM SITE É SEGURO?

VOCÊ SABE COMO VERIFICAR SE O ACESSO DE UM SITE É SEGURO?

Com o passar do tempo vemos que a utilização da internet tem suas variáveis, uns utilizam de forma segura e consciente e outros utilizam da forma incorreta com o intuito de aplicar golpes e prejudicar outras pessoas, portanto para estar protegido de pessoas que a utilizam de forma incorreta é necessário estar sempre atentos as verificações de segurança de todos os sites. 

É isso que hoje vamos esclarecer aqui: sobre como navegar mais tranquilamente na internet e saber identificar quando um site é seguro ou não, e quais ações tomar quando verificarem que algo não está bem! 

Sempre que acessar um site deve-se perguntar: este site é seguro? Tenha sempre em mente que ter cautela é fundamental na hora de passar dados pessoais como: nome completo, endereço, dados bancários, senha e etc.

Siga as dicas a seguir para ter mais tranquilidade e segurança ao navegar na internet!

1º USE AS FERRAMENTAS DE SEGURANÇA DO PRÓPRIO NAVEGADOR

Os navegadores mais famosos já incluem essa opção de verificação de segurança automática, e elas são muito importantes, pois bloqueiam pop-ups irritantes, eles desativam conteúdos inseguros de Flash e impedem downloads maliciosos. 

Para verificar se esta opção já está ok em seu navegador siga as orientações abaixo para cada navegador. 

GOOGLE CHROME: Configurações > Avançado > Privacidade e segurança. 

EDGE: Configurações > Configurações avançadas 

FIREFOX: Opções > Privacidade e segurança 

SAFARI: Preferência > Privacidade 

2º FERRAMENTAS DE IDENTIFICAÇÃO DE SITES SEGUROS

Outra opção para navegar mais tranquilamente são as ferramentas de identificação que conferem de forma rápida se a URL é segura.

Caso tenha dúvidas não hesite em acessar a ferramenta do Google (https://transparencyreport.google.com/safe-browsing/search) sua utilização é bem simples, basta copiar a URL abrir o link acima e colar no espaço indicado e em alguns segundos ele indicará todas as informações pertinentes a determinada URL. 

Outra ferramenta que indicamos para você é o Vírus Total (https://www.virustotal.com/gui/home/url ) que realiza o mesmo que a ferramenta do Google

3º OBSERVE ATENTAMENTE OS URLS 

Você já se deparou com uma URL e depois que acessou ela mudou completamente as informações? Se ainda não, observe bem isso acontece muito! Os criminosos da internet sabem que quando navegamos na internet estamos focados no que realizar sem perceber como está sendo esse processo, por isso leia e releia quantas vezes for necessário a URL. 

Para esclarecer ainda mais esse ponto, preste atenção neste exemplo: 

URL CORRETA: www.yahoo.com

URL INCORRETA: www.yah00.com

Conseguem identificar onde está o erro? No exemplo correto a palavra Yahoo é escrita com dois (O), já na incorreta a palavra está escrita com 2 zeros (00). 

VALE A PENA PARAR E OBSERVAR!

4º O SITE TEM HTTPS? 

Os sites que tem HTTPS são considerados seguros, por isso sempre verifique na URL se essas siglas tem no início do site, ele é uma ferramenta muito útil e segura, pois ele criptografa suas informações afim de evitar que cyber criminosos tenham acesso a seus dados bancários. 

Uma dica simples para conseguir identificar esse dado é observar na barra de navegação se existe um cadeado, caso sim pode continuar, é seguro!

5º POLÍTICA DE PRIVACIDADE 

Se mesmo realizando todas as etapas anteriores tiver dúvidas ainda sobre o site, procure a política de privacidade, sites com boa reputação sempre tem e em alguns países é obrigatório essa opção! 

6º SELOS DE SEGURANÇA NEM SEMPRE SÃO SEGUROS!

Confie, desconfiando. Nunca confie completamente em um site só porque há selos de segurança nele, pois esses selos podem ser facilmente copiados. Então o correto é pesquisar mais sobre essa loja, se realmente for golpe encontrará reclamações de pessoas que nunca obtiveram seus produtos. 

7º SINAIS DE UM SITE FALSO!

Sites com Spam: alertas piscantes são um dos mais comuns, quando acessar uma página assim não clique em nada e feche imediatamente. 

POP-UPS: se o site apresenta diversos pop-up também caia fora urgentemente. 

Redirecionamentos maliciosos são aqueles que o link aparentemente parece correto, porém ao acessar a página muda completamente e a url também. 

8º CONHEÇA QUEM ESTÁ POR TRÁS DO SITE

Você já se perguntou que tipo de pessoa estará por trás de um site? As vezes não temos noção, mas com a ajuda de uma ferramenta é possível descobrir quem é o dono do domínio, onde e quando ele foi registrado, interessante não é mesmo? 

A ferramenta é o WHO IS: https://lookup.icann.org/lookup

9º LIGUE PARA A EMPRESA 

Como ultima dica de segurança, recomendamos você ligar para o número disponível. Normalmente quando é golpe a pessoa irá atende com uma linguagem informal, confie nos seus instintos! 

A Nacional Fibra espera ter ajudado você, e relembrando que para um bom uso de todas essas dicas e ferramentas uma internet de qualidade é essencial, contrate já os planos residenciais ou empresariais através do WhatsApp!

Tags: Dispositivos conectados, Mais velocidade, Internet, Navegue, Fibra Ótica